Desabilite seu adblock e script blocker para visualizar esta página

Carregar scripts do Contact Form 7 só na página de contato

Carregar scripts do Contact Form 7 só na página de contato

Postado em Wordpress   - Tags , ,

Você pode diminuir o tempo de carregamento do seu site se carregar scripts do Contact Form 7 só na página de contato ou com qualquer outro plugin que fique carregando o “CSS” e “JS” em todas as páginas de seu site sem necessidade, como por exemplo o plugin “Revolution Slider”. Este post tem como objetivo auxiliar você a tratar deste problema com uma simples solução no seu arquivo de functions.php do tema.

Neste exemplo, estamos utilizando o plugin Contact Form 7 que já está instalado em nosso wordpress e utilizamos o formulário somente na página “contato“. Vamos iniciar com a eliminação dos arquivos JS e CSS do plugin contact form7 em páginas que não vão apresentar formulário de contato.

A primeira coisa a fazer é instalar estes plugins abaixo:
Debug Bar – https://br.wordpress.org/plugins/debug-bar/
Debug Bar list dependencies – https://br.wordpress.org/plugins/debug-bar-list-dependencies/

Com estes 2 plugins acima você tem como verificar qual o nome que está carregando o script ou estilo de determinado plugin, podendo assim excluir o que necessita.

Após instalar os 2 plugins é necessário ativá-los. Em seguida vá até sua configuração de usuário e ative a sua barra de ferramentas como mostra a imagem abaixo:

debug wordpress

Feito isso, ao acessar alguma página do site você verá sua barra de ferramentas no topo do site com o debug:

Clique em debug > após clique em Script & Style Dependencies e  veja como mostra a imagem abaixo o seu arquivo “scripts.js” do plugin Contact Form 7. Este script iremos bloqueá-lo em páginas que não seja a que iremos utilizar o nosso formulário de contato.

scripts

Com o nome da função ( contact-form-7 ) que carrega o “script.js” do Contact Form 7, agora vamos adicionar ao functions.php do tema a nossa função que vai verificar se a página o usuário está é a página “contato” ( você deve alterar o nome da página para o nome ou ID de sua página – se colocou o nome de sua página que contém o formulário de “Fale conosco” deve inserir este nome no script abaixo ).

Ainda no Debug, abaixo da lista de scripts tem a lista “Enqueued Styles” que contém os estilos carregados pelo site. Vamos fazer a mesma coisa que foi feito no JS do Contact Form 7, só que agora com o CSS do plugin.

Com esses 2 scripts no functions.php do seu tema, conseguimos eliminar o css e js do plugin Contact Form 7 de outras páginas que não seja a de seu formulário.

Abaixo o script completo e otimizado, além de adicionar uma página que irá carregar o CF7 ( ‘contato’ e ‘orcamento’ ). Caso queira adicionar mais um wp_deregister_script na mesma função e nas mesmas páginas são os mesmo passos como com o ‘google-recaptcha’ abaixo.

Caso queira eliminar js ou css de outros plugins, é só utilizar a mesma técnica usada no plugin de contato.

Abaixo juntei o código que elimina o css e js do plugin Contact Form 7 e o código para eliminar o css do Revolution Slider da página “Home” e “notícias”

Dica que irá diminuir o tempo de carregamento do site, qualquer dúvida/sugestão deixe seu comentário abaixo, valeu!

** Esses 2 abaixo são complementares ao plugin debug bar.
https://wordpress.org/plugins/debug-bar-actions-and-filters-addon/
https://wordpress.org/plugins/debug-bar-console/