Desabilite seu adblock e script blocker para visualizar esta página

Mailstore – Migração rápida e segura dos emails para novo host

Mailstore – Migração rápida e segura dos emails para novo host

Postado em Destaques, Diversos   - Tags , , ,

Este tutorial apresenta como fazer migração rápida e segura dos emails para novo host. É importante para realizar este tutorial que tenha acesso aos 2 hosts do cliente ou se for seu, garanta ter o acesso geral dos hosts

O link para baixar o programa Mailstore Free:

*Antes de instalar no computador o programa, faça um ponto de restauração para sua segurança ( windows ).

Após instalar no computador, abra o programa e verá esta tela com as opções:

  1. Arquivar e-mails: Nesta seção você irá configurar o programa para fazer download dos e-mails do servidor antigo. Você precisará do nome de email que quer baixar, sua senha e o IP do servidor caso já tenha modificado o DNS do domínio.
  2. Exportar e-mails: Aqui você irá fazer o upload das mensagens que foram baixadas e arquivadas no computador.
  3. O meu arquivo: Local onde ficam as mensagens arquivadas no seu computador, mostra a estrutura de pastas igual ao que estava configurada no servidor anterior.

Arquivar e-mails

Foi utilizado o protocolo IMAP para conferir a estrutura no host antigo ao finalizar.

1º – Ao clicar em caixa de correio IMAP, abre a janela popup para arquivar e-mails e coloque o e-mail que deseja baixar as mensagens.

*Certifique-se que este e-mail é válido e que você possui a senha dele. Caso não possua a senha, entre no painel do host antigo e mude a senha.

2º – Anfitrião: Neste campo pode ser inserido o IP do seu host ( ex.: 123.456.789.99 – IP fictício ) que está hospedando seus emails ou o endereço definido como: imap.seuhost.com.br

Alguns hosts possuem restrição com a utilização de TSL ou SSL e exigem que o certificado seja válido somente para o domínio. Meu caso foi migração de um host com certificado compartilhado, com isso tive que marcar a opção: IGNORAR AVISOS SSL para funcionar o arquivamento.

Após inserir as informações corretas, clique em testar para que o programa verifique se foram inseridas corretamente as informações do seu email para arquivamento.

Agora é só clicar 2 vezes no email ou clicar com o botão direito e clicar em EXECUTAR.

O programa irá guardar em pastas no menu O MEU ARQUIVO, como na lateral esquerda da imagem. A estrutura fica igual à que havia no host antigo.

Exportar e-mails

Estamos utilizando somente o protocolo IMAP para subir as mensagens ao novo host.

Clique em Caixa de correio IMAP e irá abrir o popup com as caixas de email que baixou antes. Selecione a caixa de email desejada e clique em INBOX para exportar e clique em Seguinte.

Em Anfitrião, coloque o caminho STMP de sua hospedagem ( ex.: smtp.seuhost.com.br ) ou o endereço IP; O Ignorar aviso SSL também é o mesmo processo que o arquivamento, deixe marcado.

Coloque o email que foi selecionado anteriormente caso não tenha aparecido e a sua senha. Clique em TESTAR. Após, clique em seguinte.

Ligação – deixe como está os segundos e prossiga, clique em concluir.

Após incluir o novo perfil para exportar, clique 2 vezes no email ou clique com o botão direito e após o concluir. Abrirá uma caixa de diálogo, mostrando o andamento do processo, ao finalizar é só fechar a caixa de diálogo.

Verificar os emails no novo servidor

Ao exportar os emails para o novo host, é criada por padrão uma pasta com o backup realizado no arquivamento e sua estrutura anterior, sendo necessária a habilitação desta pasta para leitura. Caso queira colocar os emails e eliminar esta pasta, é só selecionar os emails e arrastar para as pastas nativas do seu email, como INBOX, SENT ( Enviados ), etc..

Mailstore versão free

Este tutorial é para utilizar a ferramenta de arquivamento de emails Mailstore versão free, que possibilita que você coloque na fila de arquivamento e fila de exportação somente 3 caixas de emails. A cada 3 migrações, vc só precisa retirar os emails das filas de arquivamento/exportação para colocar novos emails na fila. Com a versão PRO não precisa eliminar da fila os emails. Lembre-se de eliminar somente os nomes de PERFIL de email na fila: